sábado, 29 de outubro de 2011

Vem aí... Duas Pernas

O espetáculo de teatro do próximo fim de semana já tem hora e local marcados. A responsabilidade é do grupo de teatro ART 490 que aposta em um estilo de peça diferente para encantar o público de Viçosa. O grupo estreia a peça “Duas Pernas”, com apresentações no dia 5 e 6 de novembro, as 20:30h. Não apenas o texto e toda a produção são inéditos, como também o local da apresentação. Devido a falta de um teatro de menor porte dentro do campus da UFV, o grupo resolveu transformar o galpão da DAC (Divisão de Assuntos Culturais) em um teatro.


A proposta parece ser inovadora e arriscada. O local, usado para ensaios de corais e de outros grupos cênicos conta com boa acústica, entretanto, não possui características próprias de teatro. Tudo terá que ser pensado de forma a adequar um galpão em um local próprio para apresentações. Estruturas de luz, níveis diferentes para facilitar a visão da plateia, palco, camarins, enfim, tudo planejado para que não haja reclamações.

O público também será selecionado. Embora haja venda de ingressos com atores e divulgadores, o local comporta apenas 70 pessoas por apresentação. Nos dois dias previstos não mais de 150 pessoas assistirão a “Duas Pernas”. A equipe do Papo de Bastidor estará presente e fará a cobertura completa da apresentação.

Um pouco mais de “Duas Pernas”

Cartaz de divulgação da peça "Duas Pernas". Foto: Divulgação

A peça conta a história de Lucas Rolim que, em meio à crise existencial provocada pela sua realidade familiar e sua leitura frustrada da sociedade, aventura-se em uma decisão radical de mudança de vida. Seus amigos e demais observadores da situação reagem de diversas maneiras na tentativa de compreender seu momento e de ajudá-lo a enfrentar seus dilemas com maturidade. A importância da amizade e o autoconhecimento são a força central do enredo que busca conduzir Lucas por sua jornada pessoal.

Um pouco mais de ART 490

O grupo ART 490, atuante em Viçosa mas composto por pessoas de várias cidades, trabalha com o teatro do desnudamento, ou seja, cada ator se autorepresenta em cena, o que aproxima cada vez mais o palco da vida cotidiana.

Formação do grupo ART490 para apresentação de "Inversão". Foto: James Gilbert

Assista a vídeos de depoimentos de atuais e ex-atores do grupo

Criado em 2006, o nome veio da necessidade de registrar o primeiro espetáculo perante a UFV. O que era apenas um grupo de teatro informal se transformou em ART 490. ART se assemelha a uma sigla de disciplina. Já o número vem da passagem bíblica: “Senhor, até quantas vezes devo perdoar o meu irmão quando pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete vezes, mas setenta vezes sete”. 

ART 490: a disciplina que nos ensina a reconhecer quem realmente somos e a perdoar o nosso próximo constantemente.

Desde a criação o grupo já apresentou três peças em Viçosa e em diversas cidades brasileiras. “Eu em quatro pessoas”, que sugere uma reflexão sobre nossos pensamentos e comportamento diante desse mudo complexo. “O último abraço”, drama teatral que aborda a temática dos relacionamentos, e “Inversão”, que deixa a mensagem de que no início de tudo o nosso fim e esperança andam juntos.

Venda de ingressos para a peça “Duas Pernas”  (R$7,00) pelo telefone: (31) 8782-8106

Saiba tudo que acontece no Papo de Bastidor. Siga-nos no twitter

Sem comentários “Vem aí... Duas Pernas”

Deixar comentário

Tecnologia do Blogger.