sábado, 8 de outubro de 2011

A arte de se preparar bem


Você sabia que todo o ensaio deve ser precedido de exercícios de respiração e de aquecimento de corpo e voz? Além disso, você sabia que antes de qualquer ensaio é necessário fazer uma série de outros exercícios de preparação física do ator? Pensando nisso, a equipe do Papo de Bastidor pediu licença pra assistir a um dos ensaios do grupo de teatro viçosense ART490. O objetivo é listar alguns exercícios essenciais de preparação de atores que devem ser feitos com frequência.


Alongamento

Antes de começar qualquer ensaio, faça um alongamento caprichado. Vire a cabeça e o pescoço de um lado para o outro, bem devagar. Além disso, faça movimentos circulares com o pescoço. Com a mão direita, pressione a cabeça para o lado direito e com a mão esquerda, para o lado esquerdo. Para alongar os músculos lombares, deite em uma superfície confortável, coloque as mãos embaixo dos joelhos e puxe para cima, em direção à cabeça. Gire o tronco em sentido horário e anti-horário. Mexa o corpo de maneira a fazer movimentos não usuais. Siga os exemplos da figura abaixo.


É importante destacar que alguns exercícios de alongamento incomodam. Entretanto, se você começar a sentir dor, interrompa a série e procure ajuda profissional.

Aquecimento corporal

O alongamento é bastante útil, mas um ator precisa ter o corpo inteiro aquecido. Por isso, com o corpo já alongado comece a caminhar pelo espaço de forma a preenchê-lo completamente. Música são bem-vindas nesse momento e podem ajudar a ditar o ritmo das passadas. Sinta todo o ambiente e comece a aumentar a velocidade.

Andar aquece o corpo, mas correr ajuda ainda mais. Alterne as passadas com pequenas corridas. Dê pulos pequenos seguidos de pulos maiores. Exercite o corpo de forma a perder o fôlego. Mexa os braços, pernas, tronco, cabeça, pescoço nos diferentes planos existentes. Momentos de pausas para estátuas podem ser feitos para testar a resistência e rigidez do ator após uma maratona de exercícios. Após aquecer os músculos do corpo, é hora de aquecer os músculos da face.



Músculos da face e respiração

Esse é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes (e engraçados) da sequencia de aquecimento. Um bom alongamento dos músculos da face garante boa dicção e projeção vocal do ator em cena. Faça movimentos circulares com a língua dentro e fora da boca. Em sequencia, faça caretas das mais variadas de modo a exercitar todos os músculos presentes na face. Dê leves tapas nas bochechas, testa e pescoço e sinta-se relaxado para sorrir e ficar sério várias vezes seguidas.

Após isso, comece a respirar pelo nariz e soltar o ar pela boca. Essa é a maneira correta de respirar em cena. Continue puxando o ar e faça pausas para soltá-lo, lentamente. Exercite as cordas vocais falando repetidas vezes sílabas como blá, tra, za, dentre outras. Comece em voz baixa e termine em voz alta. Esses exercícios ajudam na extensão vocal do ator.

Para a dicção são indicados dois exercícios básicos. O primeiro deles é falar trava-línguas diversos de forma impecável. Isso ajuda a solucionar alguns problemas existentes nas cordas vocais. Um segundo exercício válido para a dicção é o de falar frases com uma caneta na boca. O objetivo é ser entendido mesmo com tal dificuldade.



Após esses exercícios o ator está pronto para começar o ensaio. O que pode parecer um desperdício de tempo resulta em resultados positivos. Leve a sério a sua preparação corporal e vocal pois ela é peça fundamental para um bom desempenho nos palcos.


Siga Papo de Bastidor no twitter e não perca dicas de preparação de atores, divulgações de espetáculos e sorteio de brindes.

Sem comentários “A arte de se preparar bem”

Deixar comentário

Tecnologia do Blogger.