sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um dedo de prosa


No último domingo, 25, a Universidade Federal de Viçosa recebeu o espetáculo “Causos de Brasêro”, no auditório da Engenharia Florestal. A peça  é uma produção do grupo Estandarte Cia de Teatro formado por atores graduados pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).





A peça nasceu de uma pesquisa e coleta de causos de São Miguel do Anta, cidade natal de Marcelino Ramos, ator e o contador de Causos de Brasêro, que sentiu a necessidade de transmitir de geração para geração os contos que resgatam a cultura popular brasileira, principalmente da zona rural.



O espetáculo que está em cartaz desde junho de 2010 percorreu  diversos estados e acabou incorporando causos do Nordeste, do Paraná e de São Paulo, por exemplo.  A peça trabalha além do conto cômico, o dramático, épico e romântico.


O som da zabumba, do pandeiro e da viola se mistura às histórias contadas por meio de uma linguagem  informal, que por ora  lembram literatura de cordel.  “Calix Bento” e canções de Sérgio Reis empolgam o público que não se hesita em acompanhar a cantoria.  

O Causo é composto por quatro artistas: Marcelino Ramos, é o contador da maior parte dos causos;  Didito, conta causos e se reveza na voz e percussão;  Gustavo Pacheco , voz e contador causos; e Vicente Gomes, que comanda  voz e violão.

Ouça do próprio Marcelino Ramos o que é o “Causos de Brasêro”


Causos by papodebastidor


A interatividade e o entusiasmo dos atores só foi possível  devido a receptividade do público que não conteve os risos em causos como da “mula sem –cabeça” ou no do “menino da porteira”.  Isso se deve pela naturalidade e  simpatia dos artistas que durante a peça compartilharam da típica bebida mineira, a cachaça,  com alguns espectadores.


Assista ao vídeo em que o ator Marcelino Ramos nos bastidores, conta um causo com exclusividade para o Papo de Bastidor



Sem comentários “Um dedo de prosa”

Deixar comentário

Tecnologia do Blogger.